domingo, 11 de março de 2012
PLANO ANUAL DE BIOLOGIA
1° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 1° ANO
PROFESSORES:
ELINARDO MARTINS DA SILVA
FÁTIMA BEZERRA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
OBJETIVO
Definir os conceitos do cotidiano que os alunos trazem para a escola, os que começam a aprender a aqueles úteis para a compreensão do mundo . Fazendo assim despertar o espírito critico do estudante.
ESTRATÉGIAS
· Estudo dirigido
· Leitura compartilhada
· Elaboração e analise de exercícios
· Seminários
· Ficha mento
· Resumos
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas , avaliações>Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos avaliação por bimestre e dois trabalho de pesquisa.
BIOLOGIA – 1° ANO
1° PERÍODO
| |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
| ||
Descrever processos e características dos seres vivos e do ambiente observado a microscópio ou a olho nu
|
Microscopia
Introdução ao ensino da Biologia
Método cientifico
Níveis de organização dos seres vivos
|
Microscopia
Características dos seres vivos
Divisões da biologia
Etapa do método cientifico
Composição química
Organização celular
Reprodução
Metabolismo
Crescimento
Evolução
Reação
Movimento
Biosfera
Ecossistema
Comunidade
População
Organismo
Sistema e órgãos
Tecido
Célula
Molécula
|
Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender e vídeo e data show slide e LEI.
| ||
2° PERÍODO
| |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
| ||
Reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia percebendo seu papel na vida
|
Origem da vida
Composição química da vida
Envoltórios celulares
Organelas citoplasmáticas
|
A origem dos seres vivos
Biogênese versus abiogênese
O surgimento das células multicelulares eucariontes
O surgimento dos seres multicelulares eucariontes
A água, Sais minerais, Vitaminas, Lipídios;
Proteínas, Enzimas, Os ácidos nucleícos.
A teoria celular,*Os envoltórios celulares
Membrana plasmática
Envoltórios externos á membrana plasmática
Processos de troca entre a célula e o meio externo
Concentração de uma solução
Complexo de golgi,lisossomos ,ribossomos,mitocôndrias
Centríolos,cloroplasto,reticulo endoplasmático liso e rugoso.
|
*Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender e vídeo e data show slide e LEI.
| ||
3° PERÍODO
| |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
| ||
Identificar a célula como unidade responsável pela formação de todos os seres vivos, não existindo vida fora dela.
|
Núcleo celular
Divisão celular
Metabolismo energético
|
Cario teca
Nucleoplasma e cromatina
Nucléolo
Ciclo celular
Interfase
Mitose e meiose em células animais
Vegetais
Prófase
Metáfase
Anáfase
Telófase e citocinese
Mitose em células vegetais
Meiose
Meiose I
Meiose II
Fotossíntese
Respira ação
Fermentação
Quimiossintese.
|
Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender e vídeo e data show slide e LEI.
| ||
4° PERÍODO
| |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
| ||
Apropriar-se dos conhecimentos da biologia e aplicar esses conhecimentos para explicar o funcionamento do mundo natural .
|
Histologia animal
Embriologia e reprodução humana
|
Tecidos epiteliais de revestimento
Tecidos epitelial glandular
Tecidos conjuntivos propriamente ditos
Tecido adiposo,
Tecidos cartilaginoso
Tecido ósseo
Tecido hematopoiético
Sangue,
Linfa
Tipo de tecido muscular
Nervoso
Desenvolvimento embrionário, clivagem, gastrulação,
Neurulação,
Gametogênese
Sistema genital masculino
Sistema genital feminino
Doenças sexualmente transmissíveis
|
Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender e vídeo e data show slide e LEI.
| ||
2° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 2° ANO
PROFESSORES:
FÁTIMA BEZERRA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
ELINARDO MARTINS DA SILVA
OBJETIVO
Definir os conceitos do cotidiano que os alunos trazem para a escola, os que começam a aprender a aqueles úteis para a compreensão do mundo . Fazendo assim despertar o espírito critico do estudante.
ESTRATÉGIAS
· Estudo dirigido
· Leitura compartilhada
· Elaboração e analise de exercícios
· Seminários
· Ficha mento,
· Resumos
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas , avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos avaliação por bimestre e dois trabalho de pesquisa.
1° PERÍODO
| |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
| ||
Compreender e utilizar a ciência como elemento de interpretação e intervenção e a tecnologia com conhecimento sistemático de sentido prática.
|
Classificação dos seres vivos
Vírus
Reino das bactérias
Protistas
|
Taxonomia e Sistemática
Historia da Classificação Domínio(Bactéria , Archaea , Eukarya)
A estrutura do Vírus
Doenças causadas por vírus
Estrutura das bactérias (reprodução formato, respiração do saprófagos )
Doenças causadas pelas bactérias
Arqueobactérias
Organização celular e a reprodução e a classificação dos (protozoários e algas )
Doenças causadas por protozoário
|
Utilizar livro didáticos e texto , vídeo e data show slide sobre biologia e LEI.
| ||
2° PERÍODO
| |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
| ||
Apresentar suposições e hipóteses do assunto ou fenômenos biológicos e estudo.
|
Reino Fungi
Reino Vegetal
Morfologia e fisiologia vegetal
Histologia Vegetal
|
Importância dos fungos
Características gerais dos fungos
Classificação dos fungos Doenças causadas por fungos
Briófitas , Pteridófitos
Gimnospermas , Angiospermas
Reprodução Vegetal
Tecidos Vegetal:
Raiz
Caule
Folha
Flor
Fruto e sementes
Hormônios vegetais Fototropismo,geotropismo,auxinas, cito ninas ,
Giberelinas , ácido abscissio e etileno
Tecidos de reserva
Tecidos de condutores de seiva
Tecidos sustentação
Tecidos de revestimento e proteção
|
Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender e vídeo e data show slide e LEI.
| ||
3° PERÍODO
| |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
| ||
Explicar e exemplificar os principais critérios de classificação dos animais forma de nutrição, características estruturais,movimento e reprodução.
|
Reino Animal Invertebrados (I)
|
Poríferos
Cnidários
Plantel mitos
Nematódeos
Anelídeos
Moluscos
Equinodermas
Nutrição nos Invertebrados
Sistema nervoso nos invertebrados
Reprodução e desenvolvimento embrionário dos invertebrados
|
Utilizar livro didáticos e texto e vídeo e data show slide e em biologia LEI.
| ||
4° PERÍODO
| |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
| ||
Compreender a intrínseca relação entre os conteúdos de ciências da natureza, proporcionando a visão holística da vida.
|
Reino Animal II cordados
Anatomia e fisiologia humano
Órgãos dos sentidos
|
Origem e características gerais dos animais
Desenvolvimento embrionário
Reprodução
Sistema digestores
Sistema respiratório
Sistema cardiovascular
Sistema nervoso
Sistema endócrino
Sistema urinário
Visão
Audição e equilíbrio nos vertebrados
Olfato e paladar
Tegumento
Esqueleto
Músculo
|
Utilizar livro didáticos,
Vídeo,data- show
slide e LEI.
| ||
3° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 3° ANO
PROFESSORES:
FÁTIMA BEZERRA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE
OBJETIVO
Definir os conceitos do cotidiano que os alunos trazem para a escola, os que começam a aprender a aqueles úteis para a compreensão do mundo . Fazendo assim despertar o espírito critico do estudante.
ESTRATÉGIAS
· Estudo dirigido
· Leitura compartilhada
· Elaboração e analise de exercícios
· Seminários
· Ficha mento,
· Resumos
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas , avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos avaliação por bimestre e dois trabalho de pesquisa.
BIOLOGIA – 3° ANO
1° PERÍODO
| |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
| ||
Reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia percebendo seu papel na vida humana.
|
Fundamentos da genética
Herança autossomas
Alelos Múltiplos
|
A experiência de Mendel (1ª- lei)
Cruzamento-teste, genótipo,fenótipo, gametogênese,fecundação
Genes letais
Monoibridismo no ser humano (herança, recessiva, dominante, codominância, incompleta, completa)
Gene e ambiente
Probabilidade, Heredogramas
A experiência de Mendel (2ª- lei)
diibridismo,sistema ABO, sistema MN, sistema Rh do grupos sanguíneos,pelagem e cor dos coelhos.
Triibidismo e poliibridismo
|
*Utilizar livro didáticos e texto e vídeo e data show slide e em biologia LEI.
| ||
2° PERÍODO
| |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
| ||
Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como ela se desenvolve por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento cientifico com a transformação da sociedade.
|
Polialeia e grupos sanguíneos
Interação gênica
Sexo e herança genética
|
Alelos múltiplos em coelhos
Sistema ABO de grupos sanguíneos
Sistema Rh de grupos sanguíneos, Polialeia
Forma de crista de galinhas
Epistasia, Poligênia,
Pleiotropia
A herança cromossômica
Herança ligada ao sexo
Herança limitada ao sexo e herança influenciada pelo sexo
Analise de hemogramas
|
Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender e vídeo e data show slide e LEI.
| ||
3° PERÍODO
| |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
| ||
Entender o impacto das tecnologias associadas às ciências naturais na sua vida pessoal nos processos de produção no desenvolvimento do conhecimento e na vida pessoal
|
Evolução biológica
Origem das espécies
|
Lamarckismo teoria evolutivas.
Darwinismo, evidências da evolução.
Neodarwinismo fatores evolutivos.
Mutação gênica recombinação gênica seleção natural e adaptação, migração, deriva especiação, isolamento gênico, reprodutivo.
Origem da vida primeira teorias
Teoria de Oparin e Haldane
Outras teorias sobre a origem da vida
Evolução dos animais
Evolução das plantas
Evolução da espécie humana
|
Utilizar livro didáticos , texto, vídeo, data show e LEI.
| ||
4° PERÍODO
| |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
| ||
Relacionar os diversos ecossistemas da biosfera e perceber suas constantes modificações.
|
Fundamentos da ecologia
Ciclos biogeoquímicos
Dinâmica das populações e relações ecológicas relações
Humanidade e ambiente
|
Níveis de organização da vida
Habitat e nicho ecológico
Cadeias alimentares
Teia alimentar
Fluxo de matéria e de energia
Ciclo do carbono
Ciclo do oxigênio
Ciclo da água Ciclo do nitrogênio
Sociedades, densidade populacional, crescimento, populacional taxa de natalidade e mortalidade.
Colônias
Mutualismo
Pro cooperação
Comensalismo
Canibalismo
Competição intraespecífica
Competição interespecífica
Amensal ismo
Predatismo
Parasitismo
Sucessão ecológica, biomas terrestres e aquáticos, biomas e brasileiros.
Poluição atmosférica, inversão térmica, aumento do efeito estufa, poluição das águas e solo, poluição por ozônio desmatamento.
|
Utilizar livro didáticos e texto e questionários para discussão junto ao professor e vídeo e data show slide e LEI.
| ||
2 comentários: