Escola que acolhe e promove educação e cidadania (SPAECE)
domingo, 11 de março de 2012
PLANO ANUAL DE QUÍMICA
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 1° ANO
PROFESSORES:
ELINARDO MARTINS DA SILVA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
OBJETIVO
O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.
ESTRATÉGIAS
● Exposição de conteúdos.
● Leitura dos conteúdos.
● Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
QUÍMICA – 1° ANO
1° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.
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Breve histórico da química
Substâncias puras
Mistura
Teoria atômica de Dalton
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A antiguidade
Alquimia, a precursora da química.
Mudanças de estado físico
Principais propriedades das substâncias puras
Densidade
Conceito
Classificação, fase, componente
Conceito de elemento químico
Distinção entre elemento químico e substância simples
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Utilizar o LIC para demonstrações de cálculos de massa, volume e densidade.
Utilizar o LIC para demonstrações de mistura homogenia e heterogenia.
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2° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.
Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
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Estrutura Atômica
Classificação periódica e propriedades dos elementos
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Modelos atômicos
Conceitos fundamentais
Isótonos, isótopos e isóbaros;
Configuração eletrônica;
Diagrama de Linus Pauling;
Modelo atômico atual.
Histórico da Classificação periódica
Distribuição eletrônica e tabela periódica
Estrutura da tabela periódica
Propriedades periódicas e aperiódicas.
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Utilizar o LIC para identificar as principais características dos metais e dos ametais
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3° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
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Ligações Químicas
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Regra do octeto
Ligação iônica
Ligação covalente
Ligação metálica
Propriedades das substâncias iônicas, moleculares metálicas
Polaridade de ligações
Forças intermoleculares
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Utilizar o LIC para demonstrações de formações de ligações químicas.
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4° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.
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Funções Inorgânicas
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Conceitos de ácidos e bases
Indicadores de ácidos e bases
Nomenclatura e classificação dos ácidos e bases
Distinção entre dissociação e ionização
Sais: definição e nomenclatura
Óxidos: definição e nomenclatura
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Utilizar o LIC para demonstrações de identificação de ácidos de bases.
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NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 2° ANO
PROFESSORES:
ELINARDO MARTINS DA SILVA
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
OBJETIVO
O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.
ESTRATÉGIAS
Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
QUÍMICA – 2° ANO
1° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.
Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
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Soluções
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Conceito
Componentes de uma solução
O preparo de uma solução em laboratório
Expressões de medir concentrações
Concentração comum
Concentração em quantidade de matéria ou molaridade
Título ou porcentagem em massa
Fração em quantidade matéria ou fração molar
Diluição de soluções
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Utilizar o LIC para demonstrações de soluções
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2° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.
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Termoquímica: o calor e os processos químicos
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Expressão de medir quantidade de calor
Reação exotérmica e endotérmica
Conceito de entalpia
Variação de entalpia
Calcular o valor de entalpia de combustão e de formação
Lei de Hess
Propriedades periódicas e aperiódicas.
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Utilizar o LIC para demonstrar experiências com reações exotérmicas e endotérmicas
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3° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados.
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Cinética química: o transcorrer das reações químicas
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Velocidade média das reações químicas
Fatores que afetam a velocidade de uma reação química(concentração dos reagentes e produtos, temperatura, superfície de contato e catalisador)
Lei cinética das reações
Teoria das colisões
Mecanismo de atuação do catalisador
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Utilizar o LIC para demonstrações de velocidade de uma reação química e a relação com os fatores que afetam suas velocidades
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4° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Identificar os diversos dados experimentais o(s) fator(es) que os inter-relacionam.
Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados.
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Equilíbrio Químico: a coexistência de reagentes e produtos
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Conceito de equilíbrio químico
Constante de equilíbrio químico
Fatores que afetam o equilíbrio químico
Deslocamento de equilíbrio químico
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Utilizar o LIC para demonstrar os fatores que influem no deslocamento do equilíbrio químico
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NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 3° ANO
PROFESSORES:
ELINARDO MARTINS DA SILVA
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
VANDERLAN CASTRO MESQUITA
OBJETIVO
O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.
ESTRATÉGIAS
Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
QUÍMICA – 3° ANO
1° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Conhecer os Fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana, inseridos em um processo histórico e social.
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Introdução a química orgânica
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Histórico
Propriedades do carbono
Classificação do carbono
Fórmulas moleculares, estrutural plana, simplificada e em ziguezague
Classificação das cadeias carbônicas
Estudo do Petróleo
Radicais orgânicos
Estudo dos hidrocarbonetos
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Utilizar o LIC para demonstrações das propriedades dos hidrocarbonetos
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2° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Esquematizar e interpretar a linguagem científica segundo a IUPAC
Compreender as propriedades dos compostos orgânicos
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Funções orgânicas oxigenadas
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Estudo dos fenóis, alcoóis e enóis
Diferenciação entre fenóis, alcoóis e enóis
Estudo aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éter, éster.
Reação de esterificação
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Utilizar o LIC para demonstrar as propriedades dos compostos orgânicos oxigenados
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3° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Esquematizar e interpretar a linguagem científica segundo a IUPAC
Compreender as propriedades dos compostos orgânicos.
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Funções orgânicas nitrogenadas
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Estudo das aminas
Estudo das Amidas
Estudo das nitrilas
Estudo das isonitrilas
Estudo dos nitrocompostos
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Utilizar o LIC para demonstrações das propriedades dos compostos orgânicos nitrogenados
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4° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Compreender a importância das fórmulas moleculares e estrutural plana na formação de compostos orgânicos
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Isomeria
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Isomeria plana
Isomeria Espacial:
Isomeria geométrica
Isomeria óptica
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Utilizar o LIC para demonstrar as diferenças entre os compostos isômeros entre si.
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