domingo, 11 de março de 2012
PLANO ANUAL DE FÍSICA
1° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: FÍSICA
SÉRIE: 1° ANO
PROFESSORES:
MIKAELLE MARIA DOS SANTOS MENDES
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
CARLOS ALGUSTO XAVIER ABREU
FRANCISCO EDMILSON SOUSA
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE
OBJETIVO
Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico. Compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução de conhecimento científico. Ser capaz de emitir juízos de valor em relação à situação sociais que envolvam aspectos físicos ou tecnológicos relevantes.
ESTRATÉGIAS
Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
FÍSICA – 1° ANO
1° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculadas por diferentes meios.
Selecionar e utilizar instrumentos de medição de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.
Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.
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Introdução à Física
Cinemática
Iniciação á cinemática escalar e movimento uniforme.
Movimento uniformemente variado.
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A física na natureza e na tecnologia
Medição
Grandeza escalar
Introdução, referencial, tempo, movimento e repouso, trajetória espaço variação de espaço e distancia percorrida.
Velocidade escalar média velocidade escalar instantânea e movimento uniforme.
Movimento acelerado, movimento retardado e movimento uniforme.
Aceleração escalar.
Movimento uniformemente variado.
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Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Física.
Utilizar textos e vídeos sobre Cinemática.
Utilizar o LIC para demonstrações.
Utilizar o LIC para demonstrações.
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2° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculados por diferentes meios.
Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações.
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Cinemática: movimento circulares
Cinemática: vetores e cinemática vetorial.
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Introdução
Enfoque angular
Espaço angular ou fase
Velocidade escalar angular
Grandezas escalares e vetoriais.
Adição e subtração de vetores.
Decomposição de um vetor
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Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.
Utilizar o LIC para demonstrações.
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3° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.
Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.
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Dinâmica: força e movimento
Princípios da dinâmica
Atrito entre sólidos
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Introdução;
Conceito de uma força resultante;
Aplicação das Leis de Newton;
Introdução,
Atrito estático;
Atrito cinético;
Lei do atrito.
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Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.
Utilizar o LIC para demonstrações.
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4° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.
Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica.
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Estatística
Estática dos sólidos
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Introdução;
Estática de um ponto material e estática de um corpo extenso;
Equilíbrio do ponto material e do corpo extenso;
Momento escalar de uma força em ralação a um eixo;
Binário;
Condição de equilíbrio de um corpo extenso
Alavancas;
Algumas alavancas dos seres vivos;
Equilíbrio de corpos apoiado
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Utilizar o LIC para demonstrações.
Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.
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2° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: FÍSICA
SÉRIE: 2° ANO
PROFESSORES:
MIKAELLE MARIA DOS SANTOS MENDES
FRANCISCO EDMILSON SOUSA
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE
OBJETIVO
Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico. Compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução de conhecimento científico. Ser capaz de emitir juízos de valor em relação à situação sociais que envolvam aspectos físicos ou tecnológicos relevantes.
ESTRATÉGIAS
Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
FÍSICA – 2° ANO
1° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica
Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.
Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.
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Termologia:
Temperatura;
Calor e sua propagação;
Calor sensível e calor latente;
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Introdução, temperatura, equilíbrio térmico, medição de temperatura, termômetros, escalas termométricas, escalas Celsius e Fahrenheit, conversão entres escalas e variação de temperatura.
Energia térmica, unidades usual de calor, processos de propagação de calor, a convecção e a radiação.
Capacidade térmica (C) e calor especifico(c), calor sensível e seu calculo, mudanças de estado físico, calor latente, fusão e solidificação, vaporização e liquefação e pressão de vapor.
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Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Física.
Utilizar textos e vídeos sobre Cinemática.
Utilizar o LIC para demonstrações.
Utilizar o LIC para demonstrações.
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2° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.
Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculadas por diferentes meios.
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Termologia
Gases Perfeitos
Dilatação térmica dos sólidos e dos líquidos
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As variáveis de estado de um gás perfeito, Lei geral dos gases, misturam física de gases perfeitos.
Dilatação linear, superficial e volumétrica dos sólidos, dilatação térmica dos sólidos.
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Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.
Utilizar o LIC para demonstrações.
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3° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia.
Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.
Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações.
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Ondulatória:
Ondas
Acústica
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Ondas mecânicas e eletromagnéticas,
Ondas longitudinais,
Transversais e ondas mistas,
Frente de onda e raio de onda;
Grandezas físicas associadas as ondas.
Velocidade de propagação de uma onda periódica
Altura de um som
Intervalo acústico entre dois sons;
Intensidade sonora
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Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.
Utilizar o LIC para demonstrações.
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4° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.
Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica.
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Óptica Geométrica
Fundamentos da óptica geométrica.
Reflexão da luz
Refração da Luz
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Fontes de luz
Meios transparentes, translúcidos e opacos
Frente de luz – raio de luz
Leis da reflexão
Imagens múltiplas em dois espelhos planos associados
Índice de refração
Leis da refração
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Utilizar o LIC para demonstrações.
Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.
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3° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: FÍSICA
SÉRIE: 3° ANO
PROFESSORES:
FRANCISCO EDMILSON SOUSA
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE
OBJETIVO
Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico. Compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução de conhecimento científico. Ser capaz de emitir juízos de valor em relação à situação sociais que envolvam aspectos físicos ou tecnológicos relevantes.
ESTRATÉGIAS
Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
FÍSICA – 3° ANO
1° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Reconhecer e utilizar adequadamente, na Forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica.
Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.
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Eletrostática:
Carga elétrica
Campo elétrico
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Noção de carga elétrica;
Corpo eletricamente neutro e corpo eletrizado;
Princípios eletrostáticos;
Lei de Coulomb.
Conceito e descrição de campo elétrico;
Linha de forças;
Densidade superficial de cargas;
Fenômenos eletrostáticos na atmosfera.
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Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Física.
Utilizar o LIC para demonstrações.
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2° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculadas por diferentes meios.
Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.
Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia.
Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.
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Eletrodinâmica
Corrente elétrica e resistores
Associação de resistores e medidas elétricas.
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Corrente elétrica;
Classificação das correntes elétricas quanto à forma do gráfico i x t;
Potencia elétrica;
Leis de Ohm;
Associação de resistores;
Medidas elétricas;
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Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.
Utilizar o LIC para demonstrações
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3° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações.
Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.
Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.
Articular, integrar e sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias ciências e áreas de conhecimento.
Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.
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Eletrodinâmica
Circuitos elétricos
Capacitores
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Geradores de energia elétrica;
Circuito simples;
Associação de geradores.
Capacitância;
Associação de capacitores.
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Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.
Utilizar o LIC para demonstrações
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4° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Compreender a ciência e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea.
Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social.
Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania
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Eletromagnetismo
Origem do campo magnético
Força magnética em correntes elétricas
Indução Eletromagnética
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Campo magnético gerado por um fio retilíneo muito longo (infinito);
Origem das propriedades magnéticas dos materiais;
Força magnética em um trecho elementar de um fio condutor;
Forças magnéticas entre dois condutores retilíneos e paralelos;
Fluxo do vetor indução magnética ou fluxo de indução;
Indução eletromagnética;
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Utilizar o LIC para demonstrações.
Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.
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MUITO OBRIGADO